Corrida Fim da Europa | Informação
Info
Organização

A Corrida “Fim da Europa” é organizada pela Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com a Podium Events.

Apresentação

DIFICILMENTE HAVERÁ PROVA MAIS BONITA…”

Este é provavelmente o testemunho que melhor define a Corrida Fim da Europa.

Percorrendo uma das paisagens mais encantadoras de Portugal, a Vila de Sintra – Património Mundial da Unesco, recebe há mais de 30 anos milhares de atletas que ano após ano, no primeiro mês de cada ano, desafiam o misticismo da Serra de Sintra.

As suas características, de inigualável beleza, conferem-lhe o direito de ser considerada entre as 10 primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 mais emblemáticas provas a nível mundial.

A prova com uma distancia total de 16.945 metros, , quer pela dureza da prova, pelo percurso, como pelas condições climatéricas que, normalmente, se fazem sentir em Sintra no mês de janeiro, a torna ainda mais desafiante no ultimo domingo do mês de Janeiro.

Com partida em plena Vila de Sintra, em frente à Fonte Mourisca, passando junto ao Largo Rainha Dona Amélia, o percurso segue caminho pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, serpenteando a serra de Sintra, entre curva e contracurva os primeiros 4 quilómetros são sempre a subir . Entre o quilómetro 4 e 10 o percurso é oscilante entre subidas e descidas sem grande dificuldade.

Chegando ao quilometro 10 está o que se pode designar por “muro” ou “parede”, em que, rodeado de imponentes árvores, o percurso é sempre a subir ao longo de um quilometro, que na sua fase final da subida atinge os 15 % de inclinação.

A última parte da corrida é sempre a descer ao longo de 6 Km, desfrutando da imensidão do Oceano Atlântico, que serve de anfiteatro da Meta colocada mesmo em cima das arribas e junto ao Farol do Cabo da Roca, o local mais ocidental do continente Europeu.

Como refere a maior obra épica portuguesa de Luís Vaz de Camões "AQUI ONDE A TERRA SE ACABA E O MAR COMEÇA" é onde termina uma das mais antigas provas nacionais.

TERMO DE RESPONSABILIDADE

ACEITAÇÃO DO TERMO DE RESPONSABILIDADE

 Ao fazer e validar a sua inscrição, todos os Participantes aceitam as presentes regras, que constam no regulamento do evento. Em caso de dúvida, devem informar a Organização e apresentar as suas questões por escrito, através do email fimdaeuropa@clubechronos.com

Ao efectuar a sua inscrição, cada participante concorda com os termos e condições de inscrição e participação no Evento e com todas as condições do Regulamento da Corrida Fim da Europa, subscrevendo em particular os pontos constantes no Artigo 10 desse mesmo regulamento:

  1. Li e concordo com o regulamento da OFICIAL DA PROVA DESPORTIVA CORRIDA FIM DA EUROPA, disponibilizado no site www.fimdaeuropa.com;
  2. Estou consciente do meu estado de saúde e confirmo possuir todas as condições físicas e psicológicas para participar na Prova;
  3. Assumo que não irei participar na Prova se as minhas condições de saúde se alterarem após a inscrição;
  4. Tenho conhecimento do teor da apólice de seguro em vigor;
  5. Ao participar na Prova, autorizo gratuita e incondicionalmente a Organização e os parceiros da prova a utilizarem a minha imagem. Como tal, cedo todos os direitos de utilização da minha imagem, nomeadamente captada em fotografias e filmagens que terão lugar durante a realização das provas, renunciando ao recebimento de qualquer quantia que venha a ser auferida com a sua divulgação em peças comunicacionais de apoio;
  6. Participo na Prova de livre e espontânea vontade, isentando a Organização, parceiros, diretores, colaboradores e outras empresas ligadas à organização da Prova de qualquer responsabilidade resultante da minha participação, antes, durante e depois da mesma (como por ex. perda de objetos pessoais por roubo, danos, ou por outras circunstâncias).
  7. Conheço as condições de cancelamento da Prova que aceito na íntegra
Código de Conduta

CÓDIGO DE CONDUTA

Tal como em tudo na vida, acreditamos que o civismo, o respeito e a responsabilidade são princípios fundamentais na participação de cada um num evento como a Corrida Fim da Europa.

Nesse sentido, deixamos algumas orientações importantes para a prática de desporto em grupo, a fim de ter a experiência mais segura e melhor possível no dia da prova, e assim possamos repeti-la durante muitos anos com o menor impacto para o ambiente e para todos aqueles que participam na mesma.

 

1. Responsabilidade Ambiental

Esta é uma das principais causas abraçadas pela organização da Corrida Fim da Europa, tentando sobretudo consciencializar os atletas para a necessidade de mudar comportamentos, essenciais para a preservação dos cenários naturais onde se organizam estes eventos e para a continuidade destes ao longo do tempo.

A Corrida Fim da Europa desenrola-se maioritariamente na Serra de Sintra,, uma área protegida de enorme beleza e de valor ambiental. Este facto, deve ser motivo para que todas as pessoas envolvidas neste evento, desde a organização aos participantes tenham um comportamento exemplar, salvaguardando o valor desta paisagem natural e a sustentabilidade da Corrida Fim da Europa.

Tal comportamento passa por pequenos gestos e a atitude de não deitar o lixo fora das zonas destinadas. Significa a poupança de horas de uma árdua tarefa feita pelos voluntários ao longo percurso, buscando e apanhando o resto dos invólucros deixados pelos atletas, para que da grande festa da Corrida Fim da Europa não restem senão as boas recordações.

 

2. Lembre-se onde está

A Corrida Fim da Europa é uma competição para todos onde a segurança, a responsabilidade e o respeito por todos os que partilham os mesmos espaços e vias utilizadas no evento se sobrepõem a qualquer outra componente, incluindo a competitiva.

 

3. Prepare-se com antecedência

Assegure-se que efetuou uma preparação física adequada ao esforço que vai efetuar. É aconselhada a consulta de um médico para aferir se o seu estado de saúde é compatível com a sua participação na Corrida.

 

4. Respeite os horários de saída das duas partidas

A realização de duas partidas prende-se com o facto de os primeiros 4 quilómetros do percurso serem em ascensão e não suportam uma partida com mais de 2000 participantes sem que os últimos atletas não sejam forçados a caminhar. A existência das duas partidas serve para proporcionar a todos os atletas uma prova confortável e em segurança

Respeite as indicações dos elementos do Staff

Não tente partir de uma Partida que não seja a que lhe corresponde

Chegue com antecedência à zona de partida.

 

5. Respeite os outros

Respeite as forças da autoridade envolvidas na sua segurança

Respeite todos os elementos ligados à organização

Respeite todos os outros colaboradores - tenha especial atenção, pois muitos dos colaboradores são voluntários, não profissionais, que oferecem o seu tempo para o receber na sua terra e por amor ao atletismo.

 

6. Nos postos de abastecimento

Preste especial atenção quando se aproxima dos postos de abastecimento.

Quando parar tente comer e beber sem prejudicar os outros.

Consuma apenas o necessário até ao próximo posto de abastecimento.

Não urine perto das áreas de reabastecimento.

 

7. Comunique com os outros

Mantenha contato visual com todos os que partilham o percurso consigo.

Transporte consigo a identificação pessoal e pelo menos um cartão de débito ou de crédito.

Transporte consigo o seu telefone móvel, assegurando que foi esse o seu contacto que facultou à organização no momento da sua inscrição.

 

8. Em caso de acidente

Em caso de acidente, comunique com a organização através do número de SOS constante no seu frontal, fornecendo uma informação o mais precisa e objetiva sobre:

                - O quilómetro no qual está a presenciar o acidente

                - O estado aparente do(s) acidentado(s)

 

Regulamento

PARTE I

 

DA ORGANIZAÇÃO 

 

 

 

1. Organização

A prova desportiva 32ª “Corrida Fim da Europa” (doravante abreviadamente identificada por “Prova”) é organizada pelas seguintes entidades:

Câmara Municipal de Sintra, pessoa coletiva nº 500051062, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com sede no Largo Dr. Virgílio Horta, 2714-501 Sintra.

Em colaboração com a seguinte entidade:

Podium Events, pessoa coletiva nº 504197088, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com sede na Av. Eng.º Duarte Pacheco nº 19 – 6º Dto, em Lisboa.

As entidades supra-referidas (doravante abreviadamente identificadas por “Organização”) organizam a Prova que é disputada exclusiva e obrigatoriamente pelos participantes devidamente inscritos e aceites e nos termos previstos no presente Regulamento.

 

2. Participação:

2.1 Condições de Participação:

A participação está aberta a todos os interessados devidamente inscritos, sem distinção de nacionalidade ou sexo, desde que se encontrem saudáveis e estejam aptos para praticar esforços físicos prolongados.

A 32ª “Corrida Fim da Europa” é um evento de atletismo de estrada com carácter competitivo.

O percurso, que liga a Vila de Sintra ao Cabo da Roca, atravessa a Serra de Sintra em toda a sua extensão, pelo que se adverte para o facto de se tratar de um percurso sinuoso, desgastante e tecnicamente difícil.

Tendo em conta que os participantes dispõem de 2h30 para percorrer os cerca de 17 km, estes terão de demorar menos de 55 minutos a percorrer os primeiros 5 quilómetros e menos de 1h50 a percorrer os 10 quilómetros. Todos os atletas que excederem estes tempos na passagem por estes postos serão considerados fora de prova.

A responsabilidade da organização em termos de seguro termina quando for encerrada a cronometragem oficial do evento. (ver ponto “5. Seguro” deste regulamento).

Não será permitida a participação com meios auxiliares de locomoção, designadamente bicicleta, skate, patins, trotinetes, ou cadeira de rodas, com acompanhamento de animais ou carrinhos de bebés.

É igualmente proibido acompanhar os participantes durante o percurso com qualquer tipo de veículo, motorizado ou não.

 

2. 2 Inscrições:

2.2.1    Tipo e preço das inscrições

As inscrições, limitadas a 3.000 atletas, são feitas exclusivamente através do site http://www.fimdaeuropa.com/ não são reembolsáveis.

Haverá duas vagas de Partida:

   10h00m

   10h15m

Aquando da inscrição a pessoa optará por uma das vagas, escolhendo a opção do horário de partida acima referido.

A atribuição do horário de partida será feita pela ordem cronológica da data de inscrição, ou seja, para a primeira vaga das 10 horas será atribuído dorsal por data de inscrição com confirmação de pagamento, sendo que a organização comunicará quando já não será possível a inscrição na primeira vaga de partida das 10h00m.

ATENÇÃO:

  1. A alteração de dados de inscrição só é permitida até ao dia 13 de janeiro, após a qual não será possível alterar quaisquer dados.
  2. Não é permitida a alteração de horário de partida.
  3. O custo extra para fazer o up grade “inscrição com transporte“será de 5€. Só sendo permitido até dia 20 de janeiro de 2023, e se ainda existirem vagas.

O preço das inscrições varia em função da ordem de inscrição e do tipo de transporte escolhido, conforme a tabela abaixo:

Inscritos

Abertura de Inscrições

Sem Transporte

Com transporte

BUS 1

Azóia

Antes da prova

BUS 2

Cabo da Roca

Depois da prova

Do 1 ao 1000

 

17,00 €

19,00 €

21,00 €

Do 1001 ao 2000

Após fecho fase I

19,00 €

21,00 €

22,50 €

Do 2001 ao 3000

Após fecho fase II

21,00 €

22,50 €

23,50 €

Só serão aceites inscrições com a opção de Transporte até ao dia 20 de janeiro de 2023 (inclusive).

As inscrições on line encerram no dia 25 de janeiro às 23h59m, salvo se for atingido o limite dos 3000 inscritos antes desta data.

Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro são aceites inscrições simples no local de secretariado. O preço será de 25€, condicionadas às vagas existentes.

Alertamos para o facto de não ser permitido correr sem dorsal ou com dorsal alheio, sendo que, se alguém o fizer, não estará coberto pelo seguro nem poderá utilizar os transportes e abastecimentos fornecidos pela organização.

 

2.2.2    Transporte de atletas

  • BUS 1 – transporte a partir da Azóia com destino ao interface ferroviário da Portela de Sintra, entre as 7h00 e as 8h30. Os atletas terão de deixar as suas viaturas na Azóia, a 2,5 Km da linha de chegada (Cabo da Roca), antes do início da prova.

No final da prova estes atletas terão de dirigir-se a pé para o local de estacionamento da sua viatura (ver figura abaixo);

  • BUS 2 – transporte depois da prova, entre o Cabo da Roca e o interface ferroviário da Portela de Sintra, sem qualquer outra paragem. Este transporte só estará disponível até às 13h00.

Em qualquer um dos transportes facultados pela Organização, os atletas são obrigados a exibir o seu dorsal no momento da utilização do transporte.

Condicionados pelo número de atletas a transportar no final da prova, os autocarros poderão, eventualmente, ter de efetuar dois percursos entre o Cabo da Roca e Sintra, o que poderá causar algum atraso no regresso dos últimos atletas.

2.2.3    Escalões

Poderão inscrever-se na 32ª “Corrida Fim da Europa”” todos os atletas cuja idade, na data de realização da prova, se encontre nos seguintes intervalos:

ESCALÃO

IDADE

SENIORES*

18-34 ANOS

M35 e F35

35-39 ANOS

M40 e F40

40-44 ANOS

M45 e F45

45-49 ANOS

M50 e F50

50-54 ANOS

M55 e F55

55-59 ANOS

M60 e F60

60-64 ANOS

M65 e F65

65 ANOS OU MAIS

* - A idade mínima de participação na 32ª “Corrida Fim da Europa”” é, em ambos os géneros, de 18 anos (Juniores), estando incluídos no escalão de “Seniores”.

2.2.4    Meios de Pagamento

Os Meios de Pagamento disponíveis para os inscritos que residem em Portugal são:

 Multibanco e MB Way

Os meios de pagamento têm um prazo de 48 horas, após esse limite o inscrito tem de voltar a pedir novos dados de pagamento.

Os atletas que residem fora de Portugal, poderão realizar o pagamento via Paypal ou cartão de crédito.

2.2.5 Encerramento das inscrições

As inscrições poderão, eventualmente, ser encerradas antes da data atrás referida se for atingido o limite estabelecido no ponto 2.2.1 deste regulamento.

 

3. Assistência médica

A organização disponibiliza apoio médico a todos os atletas participantes, com ambulâncias de pronto atendimento durante o percurso, na partida e na chegada da prova.

Caso haja necessidade de continuidade do atendimento médico de emergência, este será efetuado no serviço nacional de saúde, sob responsabilidade do mesmo.

 

4. Segurança

Caberá às forças policiais a gestão, planeamento, controlo e eliminação do trânsito não autorizado no decorrer das provas, bem como a garantia da segurança.

A organização e as entidades policiais, não se responsabilizam, no entanto, por quaisquer acidentes ou danos provocados a terceiros pelos participantes.

 

5. Seguro

Todos os atletas participantes, inscritos de acordo com o procedimento descrito no presente regulamento beneficiam de um seguro de cobertura de acidentes pessoais que ocorram durante o evento.

Este seguro tem uma franquia de 60 euros, da responsabilidade do sinistrado.

A responsabilidade da organização em termos de seguro termina no momento em que for encerrada a cronometragem oficial do evento.

Garantias Contratadas

Capital

Morte ou Incapacidade Permanente

28 046,00 €

Despesas de Funeral

2 244,00 €

Despesas de Tratamento e Repatriamento

4 487,00 €

Franquia

60,00 €

 

6. Cedência dos direitos de imagem

A inscrição na prova e a consequente aceitação deste regulamento implica obrigatoriamente a autorização do participante para que a organização possa efetuar a gravação total ou parcial da sua participação, podendo utilizar essas imagens livremente para a divulgação e promoção da prova em todos os suportes (televisão, rádio, imprensa, internet, cartazes, cartões e flyers, fotos e vídeos). Cede assim todos os direitos de imagem relativos à exploração comercial e publicitária desses registos, sem direito a receber nenhuma compensação económica por parte da organização.

 

7. Direitos Comerciais e Publicitários

A Organização detém, em exclusivo, os direitos publicitários e comerciais da Prova, competindo-lhe negociar e administrar tais direitos por conta e no interesse de todos os participantes, patrocinadores, parceiros e demais entidades.

A Organização detém em regime de exclusividade o direito de receber, reter e distribuir todas as receitas provenientes da exploração dos direitos comerciais e publicitários.

Todos os contratos ou acordos comerciais relativos à exploração comercial da Prova têm de ser escrupulosamente respeitados pelos participantes.

Os Participantes devem encetar todos os esforços no sentido de assegurar o cumprimento das obrigações assumidas neste âmbito pela Organização.

Salvo com autorização expressa da Organização, fica expressamente vedado ao Participante, durante o período de realização da Prova, a afixação de publicidade, por qualquer forma, e a promoção de empresas, produtos, bens, equipamentos ou serviços.

São da responsabilidade do Participante quaisquer encargos decorrentes da utilização, no decorrer da prova e no seu termo, de marcas registadas, patentes ou licenças de direitos de propriedade intelectual.

Caso a Organização venha a ser demandada por ter infringido qualquer dos direitos mencionados no ponto anterior, o Participante fica obrigado a indemnizar a Organização de todas as despesas que, em consequência, haja de fazer e todas as quantias que tenha de pagar seja a que título for.

 

8. Eco- responsabilidade

Os participantes são obrigados a ter uma conduta responsável no que respeita à limpeza e preservação do meio ambiente em todas as zonas utilizadas pela prova, desde o percurso da prova até à zona de saída e de chegada.

É estritamente proibido o arremesso de resíduos para o chão, antes, durante e no final da prova.

Quando aplicável, cabe aos participantes terem o cuidado de guardar consigo os resíduos das embalagens de alimentos e bebidas usadas durante a prova.

No final da prova e nas zonas de abastecimento do percurso serão disponibilizados pela organização recipientes para depositar o lixo transportado pelos atletas.

 

9. Cancelamento ou Adiamento da Prova

Motivos diversos podem obrigar a organização a suspender, adiar ou a cancelar a prova, assim como efetuar alterações dos locais, horários, ou do percurso. Em qualquer uma destas situações não é havido por incumprimento, não podendo ser exigidas responsabilidades à organização e não tendo esta a obrigação de compensar economicamente ou de qualquer outra maneira nenhum atleta ou qualquer pessoa ou entidade por este facto.

 

PARTE II

TÉCNICO DESPORTIVA

 

10. Aceitação do Termo de Responsabilidade

Ao inscreverem-se, todos os participantes aceitam o presente regulamento e, em caso de dúvida ou no surgimento de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar de imediato a organização e expor as respetivas dúvidas por escrito.

Ao clicar na quadrícula, está a confirmar que está de acordo com as condições e regras de inscrição e participação na Prova e com todas as condições previstas no presente Regulamento, o que equivale a declarar o seguinte:

  1. Li e concordo com o REGULAMENTO OFICIAL DA PROVA DESPORTIVA CORRIDA FIM DA EUROPA, disponibilizado no site fimdaeuropa.com;
  2. Estou consciente do meu estado de saúde e confirmo possuir todas as condições físicas e psicológicas para participar na Prova;
  3. Assumo que não irei participar na Prova se as minhas condições de saúde se alterarem após a inscrição;
  4. Tenho conhecimento do teor da apólice de seguro em vigor;
  5. Ao participar na Prova, autorizo gratuita e incondicionalmente a Organização e os parceiros da prova a utilizarem a minha imagem. Como tal, cedo todos os direitos de utilização da minha imagem, nomeadamente captada em fotografias e filmagens que terão lugar durante a realização das provas, renunciando ao recebimento de qualquer quantia que venha a ser auferida com a sua divulgação em peças comunicacionais de apoio;
  6. Participo na Prova de livre e espontânea vontade, isentando a Organização, parceiros, diretores, colaboradores e outras empresas ligadas à organização da Prova de qualquer responsabilidade resultante da minha participação, antes, durante e depois da mesma (como por ex. perda de objetos pessoais por roubo, danos, ou por outras circunstâncias);
  7. Conheço as condições de cancelamento da Prova que aceito na íntegra.

 

11. Reclamações

Qualquer reclamação terá de ser apresentada por escrito à organização, no local do evento ou depois da prova, até 24h00 após a realização da mesma, para o e-mail: desp@cm-sintra.pt.

 

12. Responsabilidade

A Organização não assumirá responsabilidade por quaisquer prejuízos causados na pessoa ou bens dos Participantes que sejam imputáveis a atos de terceiros e, bem como, não assumirá igualmente a responsabilidade por atos ilícitos alheios à sua responsabilidade.

Os danos e prejuízos verificados na pessoa ou bens do Participante só serão ressarcíveis se tiverem sido diretamente causados pela Organização. Em qualquer caso, a responsabilidade máxima da Organização limitar-se-á ao valor máximo de duas vezes o valor da inscrição.

A Organização não responderá pela falta de qualquer resposta ou atraso por parte dos serviços médicos, do INEM e/ou das ambulâncias.

 

13. Proteção de Dados

A organização da 32ª Corrida Fim Da Europa respeita integralmente a lei de proteção de dados, atualmente em vigor. Os atletas assumem o conhecimento e autorizam a introdução e o tratamento dos seus dados pessoais nos ficheiros da organização da prova, para a sua utilização no desenvolvimento, gestão administrativa e comercial e outras atividades. Os atletas devem indicar o nome que pretendem ver inscrito no dorsal, listas de inscritos e classificação final que serão publicadas no site do evento. A política de privacidade permite, no entanto que qualquer atleta possa solicitar a alteração ou remoção dos seus dados, mediante um pedido efetuado por e-mail para: fimdaeuropa@clubechronos.com

Ao confirmar a sua inscrição, o participante autoriza ser contactado pela Podium, via telefone, SMS e email com os seguintes fins:

  • informação dos dados de pagamento
  • informação dos dados de participante
  • informação classificativa
  • informação sobre a prova

Adicionalmente, se der a sua autorização aquando da Inscrição, o participante autoriza a Organização a:

Tratar os dados pessoais recebidos pela Organização ou gerados como consequência da inscrição na Prova, para a realização de ações comerciais de carácter geral ou adaptadas ao seu perfil, por qualquer meio (Carta, telefone, correio eletrónico, SMS, MMS, aplicações de mensagens instantâneas, etc.) sobre produtos ou serviços da Organização e das empresas que pertencem ao grupo de empresas Podium Events, S.A. ou relacionados com a realização e organização de eventos, provas e competições desportivas, merchandising ou atividades similares, durante o período de tempo previsto pela Organização nas suas políticas internas de conservação de dados. O participante pode, a qualquer momento, revogar a presente autorização. 

O Participante poderá exercer a qualquer momento os direitos de acesso, retificação, cancelamento/apagamento, oposição, limitação e portabilidade, reconhecidos nas normas em vigor, em matéria de proteção de dados pessoais, dirigindo-se à Organização através de correio registado com aviso de receção para Podium Events, S.A., Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, n.º 19, 6, º Dto, 1070- 100 Lisboa ou através do email fimdaeuropa@clubechronos.com

Sem prejuízo do Participante poder exercer os direitos previamente indicados, a Organização conservará os dados pessoais do mesmo facultados por este e gerados em consequência da inscrição e/ou participação na prova desportiva, enquanto durar a mesma, bem como durante o prazo de prescrição das ações judiciais que qualquer uma das partes possa apresentar.

Decorrido o referido prazo, a Organização poderá conservar os dados pessoais tratados com a finalidade de permitir identificar antigos participantes para lhes poder oferecer descontos e campanhas promocionais em futuros eventos, bem como para poder disponibilizar-lhes produtos e serviços da Organização, sempre que estes o tenham autorizado previamente.

Para melhor conhecimento das medidas de proteção de dados implementados pela Organização, os participantes deverão consultar os termos da Política de Privacidade publicados no site oficial do evento em www.fimdaeuropa.com

 

14. Aceitação do Regulamento

Ao efetuar e validar a inscrição na 32ª Corrida Fim da Europa, os participantes assumem o conhecimento e a aceitação sem reservas do regulamento, renunciando a qualquer procedimento legal contra a organização, derivada da sua participação na prova.

Este regulamento pode ser alterado. Qualquer alteração, aditamentos ou introdução de eventuais anexos ao presente Regulamento serão publicados no site oficial do evento, os quais serão tacitamente aceites, caso no prazo máximo de oito dias contados a partir da data da publicação não se oponham a qualquer das normas introduzidas, desde que o façam por escrito para a organização através do email fimdaeuropa@clubechronos.com

A organização constituirá um Júri de Prova, composto por três elementos da organização que decidirá sobre as sanções a aplicar e a todos os assuntos relacionados com a prova que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.

O presente regulamento entra em vigor no dia 15 de novembro de 2022, revogando todas as disposições ou determinações anteriores.

 

15. Data / Hora / Local

A 32ª “Corrida Fim da Europa” realiza-se no dia 29 de janeiro de 2023.

Hora: 1ª Partida – 10h00

           2ª Partida - 10h15

Partida: Sintra – Volta do Duche junto à Fonte Mourisca.

Chegada: Cabo da Roca.

Tempo limite: 2h30 para terminar a distância da prova.

A realização de duas partidas prende-se com o facto de os primeiros 4 quilómetros do percurso serem em ascensão e não suportarem uma partida com mais de 2000 participantes sem que os últimos atletas não sejam forçados a caminhar.

Será desclassificado todo o atleta que partir num horário diferente daquele que lhe for atribuído no momento da sua inscrição.

 

16. Parques de estacionamento sugeridos aos participantes

16. 1 Estacionamento na Azóia: situa-se no antigo campo de futebol da Azóia

Devido ao corte de trânsito entre a Azoia e o Cabo da Roca, não será permitido o estacionamento ao longo deste troço do percurso.

 

16.2 Estacionamento em Sintra:

  • Estacionamento em frente ao interface ferroviário da Portela de Sintra, logo depois da rotunda do Tribunal de Sintra (proveniência - A16).
  • Estacionamento junto ao edifício do Departamento de Urbanismo da C. M. de Sintra no início da Avenida Dr. Álvaro de Vasconcelos, na Portela de Sintra.

Em qualquer uma das situações, os atletas terão de se deslocar a pé até ao local de partida, numa distância que será, no máximo, de 1250 metros.

  

17. Percursos e Distâncias

A prova partirá junto à fonte Mourisca na Volta do Duche, segue pela Rua Visconde de Monserrate, Praça da República, Rua Gil Vicente, Rua Maria Eugénia Reis Ferreira Navarro, Estrada da Pena, vira à direita para a Estrada dos Capuchos até ao cruzamento do convento, vira à esquerda em direção à Malveira, vira à direita em direção à Peninha, atravessa a EN 247 para a Estrada do Cabo da Roca, passando pela Azóia, terminando junto ao Farol da Roca, num total de 16.945m aferidos pela CNEC/FPA;

 

18. Abastecimento

A organização providenciará, a todos os atletas participantes, abastecimentos de água aos 4 km e aos 9,6 km, bem como distribuição de chá quente e alimentos sólidos à chegada. Não serão permitidos abastecimentos aos atletas fora das zonas estabelecidas para o efeito.

 

19. Kit de participação

O kit de participação do atleta é composto por uma camisola técnica alusiva à prova, o dorsal em papel “tyvek”, com chip não destacável e pulseira para bengaleiro e

Os kits de participação  só poderão ser levantados durante os dias 26, 27 e 28 de janeiro (entre as 11h00 e as 22h00), em local a designar.

O levantamento de kits de participação só poderá ser realizado com a apresentação do e-mail de confirmação de inscrição com o número do dorsal atribuído e apresentação do documento de identificação do atleta. Será permitido levantamento de Kits de terceiros, desde que seja apresentado cópia do respetivo cartão de cidadão e email com atribuição de dorsal.

No dia da prova não haverá entrega de kits.

O dorsal fornecido deverá ser colocado no peito, de forma visível.

O chip está codificado para cada participante, sendo pessoal e intransmissível.

A organização não se responsabiliza pela falha de apresentação de resultados resultante do manuseio negligente, má colocação e/ou deterioração do chip.

A etiqueta de bagagem deverá ser colocada, de forma visível, no saco/mochila que o participante quiser enviar para a chegada (ver ponto 22.).

 

20. Sistema de cronometragem

A organização garante a cronometragem do tempo efetuado por todos os atletas através de um sistema de chip colocado no dorsal.

A cronometragem inicia-se, para cada atleta, quando este cruza a linha de partida e termina quando o atleta cruzar a linha de chegada.

A cronometragem de todo o evento encerra 2h30 após a segunda partida, sendo restabelecida a circulação automóvel a partir das 12h45.

 

21. Controlo

Durante a prova deverá ser efetuado um controle de passagem de atletas.

 

22. Bengaleiro

Será disponibilizado um bengaleiro móvel, assegurando o transporte dos sacos dos atletas para o local de chegada, devendo estes zelar pelo bom acondicionamento e fecho dos mesmos de forma a evitar a perda de objetos e/ou valores, situação pela qual a organização não se responsabiliza. Os sacos deverão ser devidamente identificados com a pulseira fornecida e colocados nas carrinhas até às 9h30. Após esta hora a organização não assegura qualquer transporte.

 

23. Classificações

A classificação para efeitos de entrega de prémios terá por base a ordem de chegada dos primeiros atletas, masculinos e femininos, independentemente do horário de partida destes.

Nas 24 horas seguintes ao final da prova será publicada a classificação por escalão. Estas classificações servirão apenas para posicionar os atletas dentro do seu escalão, de acordo com o tempo efetuado, não sendo utilizada para atribuição de prémios.

Para efeito da classificação por escalão será contabilizado o tempo de chip, ou seja, o tempo que o atleta demorar desde que cruza a linha de partida até ao momento em que chega à meta, independentemente do horário de partida.

 

24. Prémios

Todos os participantes receberão a medalha de finisher no final da prova.

Os prémios serão atribuídos pela classificação absoluta, ou seja, pela ordem de chegada dos atletas à meta, independentemente do horário de partida dos mesmos.

Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros atletas da classificação geral, em cada um dos géneros, independentemente da idade/escalão. Não haverá prémios por escalão.

Os mesmos estarão disponíveis para levantamento apenas durante a cerimónia protocolar de entrega de prémios, não sendo possível fazê-lo após a mesma terminar.

 

25. Casos Omissos

Todos os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos um Júri de Prova, composto por cinco elementos da organização, que decidirá sobre as sanções a aplicar e sobre todos os assuntos relacionados com a prova que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.

 

26.Contactos

Website oficial: www.fimdaeuropa.com

E-mail para assuntos relacionados com a inscrição: fimdaeuropa@clubechronos.com

E-mail para esclarecimento de dúvidas gerais: desp.actividades@cm-sintra.pt

 

Download do Regulamento AQUI

Organização e Apoios