Corrida Fim da Europa | Informação
Info
Organização

A Corrida “Fim da Europa” é organizada pela Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com a Podium Events.

Apresentação

DIFICILMENTE HAVERÁ PROVA MAIS BONITA…”

Este é provavelmente o testemunho que melhor define a Corrida Fim da Europa.

Percorrendo uma das paisagens mais encantadoras de Portugal, a Vila de Sintra – Património Mundial da Unesco, recebe há mais de 30 anos milhares de atletas que ano após ano, no primeiro mês de cada ano, desafiam o misticismo da Serra de Sintra.

As suas características, de inigualável beleza, conferem-lhe o direito de ser considerada entre as 10 primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 mais emblemáticas provas a nível mundial.

A prova com uma distancia total de 16.945 metros, , quer pela dureza da prova, pelo percurso, como pelas condições climatéricas que, normalmente, se fazem sentir em Sintra no mês de janeiro, a torna ainda mais desafiante no ultimo domingo do mês de Janeiro.

Com partida em plena Vila de Sintra, em frente à Fonte Mourisca, passando junto ao Largo Rainha Dona Amélia, o percurso segue caminho pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, serpenteando a serra de Sintra, entre curva e contracurva os primeiros 4 quilómetros são sempre a subir . Entre o quilómetro 4 e 10 o percurso é oscilante entre subidas e descidas sem grande dificuldade.

Chegando ao quilometro 10 está o que se pode designar por “muro” ou “parede”, em que, rodeado de imponentes árvores, o percurso é sempre a subir ao longo de um quilometro, que na sua fase final da subida atinge os 15 % de inclinação.

A última parte da corrida é sempre a descer ao longo de 6 Km, desfrutando da imensidão do Oceano Atlântico, que serve de anfiteatro da Meta colocada mesmo em cima das arribas e junto ao Farol do Cabo da Roca, o local mais ocidental do continente Europeu.

Como refere a maior obra épica portuguesa de Luís Vaz de Camões "AQUI ONDE A TERRA SE ACABA E O MAR COMEÇA" é onde termina uma das mais antigas provas nacionais.

Programa

DE 5ª A SÁBADO,

DIAS 27 A 29 DE JANEIRO 2022

11h00 – 20h00 – Levantamento de kits de participação no Secretariado Oficial da Prova, em local a designar.

 

DOMINGO

DIA 30 DE JANEIRO 2022

07h00 - 08h30 - Transporte “Antes da Prova” (BUS 1) – transporte a partir da Azóia

08h00 - Início da concentração/convívio dos atletas junto ao local de Partida (Fonte Mourisca – Volta do Duche).

8h00 - 09h30 – Entrega dos pertences no bengaleiro móvel

09h50 - Aquecimento para os atletas da 1ª Partida

10h00 - 1ª Partida

10h05 - Aquecimento para os atletas da 2ª Partida

10h15 - 2ª Partida

11h00 - Previsão de chegada dos primeiros atletas

11h30 - Cerimónia de entrega de prémios (horário indicativo)

12h15 - Início do Transporte “Depois da Prova” (BUS 2), para Sintra, sem qualquer outra paragem.

 

 

TERMO DE RESPONSABILIDADE

ACEITAÇÃO DO TERMO DE RESPONSABILIDADE

 Ao fazer e validar a sua inscrição, todos os Participantes aceitam as presentes regras, que constam no regulamento do evento. Em caso de dúvida, devem informar a Organização e apresentar as suas questões por escrito, através do email fimdaeuropa@clubechronos.com

Ao efectuar a sua inscrição, cada participante concorda com os termos e condições de inscrição e participação no Evento e com todas as condições do Regulamento da Corrida Fim da Europa, subscrevendo em particular os pontos constantes no Artigo 10 desse mesmo regulamento:

  1. Li e concordo com o regulamento da OFICIAL DA PROVA DESPORTIVA CORRIDA FIM DA EUROPA, disponibilizado no site www.fimdaeuropa.com;
  2. Estou consciente do meu estado de saúde e confirmo possuir todas as condições físicas e psicológicas para participar na Prova;
  3. Assumo que não irei participar na Prova se as minhas condições de saúde se alterarem após a inscrição;
  4. Tenho conhecimento do teor da apólice de seguro em vigor;
  5. Ao participar na Prova, autorizo gratuita e incondicionalmente a Organização e os parceiros da prova a utilizarem a minha imagem. Como tal, cedo todos os direitos de utilização da minha imagem, nomeadamente captada em fotografias e filmagens que terão lugar durante a realização das provas, renunciando ao recebimento de qualquer quantia que venha a ser auferida com a sua divulgação em peças comunicacionais de apoio;
  6. Participo na Prova de livre e espontânea vontade, isentando a Organização, parceiros, diretores, colaboradores e outras empresas ligadas à organização da Prova de qualquer responsabilidade resultante da minha participação, antes, durante e depois da mesma (como por ex. perda de objetos pessoais por roubo, danos, ou por outras circunstâncias).
  7. Conheço as condições de cancelamento da Prova que aceito na íntegra
Código de Conduta

CÓDIGO DE CONDUTA

Tal como em tudo na vida, acreditamos que o civismo, o respeito e a responsabilidade são princípios fundamentais na participação de cada um num evento como a Corrida Fim da Europa.

Nesse sentido, deixamos algumas orientações importantes para a prática de desporto em grupo, a fim de ter a experiência mais segura e melhor possível no dia da prova, e assim possamos repeti-la durante muitos anos com o menor impacto para o ambiente e para todos aqueles que participam na mesma.

 

1. Responsabilidade Ambiental

Esta é uma das principais causas abraçadas pela organização da Corrida Fim da Europa, tentando sobretudo consciencializar os atletas para a necessidade de mudar comportamentos, essenciais para a preservação dos cenários naturais onde se organizam estes eventos e para a continuidade destes ao longo do tempo.

A Corrida Fim da Europa desenrola-se maioritariamente na Serra de Sintra,, uma área protegida de enorme beleza e de valor ambiental. Este facto, deve ser motivo para que todas as pessoas envolvidas neste evento, desde a organização aos participantes tenham um comportamento exemplar, salvaguardando o valor desta paisagem natural e a sustentabilidade da Corrida Fim da Europa.

Tal comportamento passa por pequenos gestos e a atitude de não deitar o lixo fora das zonas destinadas. Significa a poupança de horas de uma árdua tarefa feita pelos voluntários ao longo percurso, buscando e apanhando o resto dos invólucros deixados pelos atletas, para que da grande festa da Corrida Fim da Europa não restem senão as boas recordações.

 

2. Lembre-se onde está

A Corrida Fim da Europa é uma competição para todos onde a segurança, a responsabilidade e o respeito por todos os que partilham os mesmos espaços e vias utilizadas no evento se sobrepõem a qualquer outra componente, incluindo a competitiva.

 

3. Prepare-se com antecedência

Assegure-se que efetuou uma preparação física adequada ao esforço que vai efetuar. É aconselhada a consulta de um médico para aferir se o seu estado de saúde é compatível com a sua participação na Corrida.

 

4. Respeite os horários de saída das duas partidas

A realização de duas partidas prende-se com o facto de os primeiros 4 quilómetros do percurso serem em ascensão e não suportam uma partida com mais de 2000 participantes sem que os últimos atletas não sejam forçados a caminhar. A existência das duas partidas serve para proporcionar a todos os atletas uma prova confortável e em segurança

Respeite as indicações dos elementos do Staff

Não tente partir de uma Partida que não seja a que lhe corresponde

Chegue com antecedência à zona de partida.

 

5. Respeite os outros

Respeite as forças da autoridade envolvidas na sua segurança

Respeite todos os elementos ligados à organização

Respeite todos os outros colaboradores - tenha especial atenção, pois muitos dos colaboradores são voluntários, não profissionais, que oferecem o seu tempo para o receber na sua terra e por amor ao atletismo.

 

6. Nos postos de abastecimento

Preste especial atenção quando se aproxima dos postos de abastecimento.

Quando parar tente comer e beber sem prejudicar os outros.

Consuma apenas o necessário até ao próximo posto de abastecimento.

Não urine perto das áreas de reabastecimento.

 

7. Comunique com os outros

Mantenha contato visual com todos os que partilham o percurso consigo.

Transporte consigo a identificação pessoal e pelo menos um cartão de débito ou de crédito.

Transporte consigo o seu telefone móvel, assegurando que foi esse o seu contacto que facultou à organização no momento da sua inscrição.

 

8. Em caso de acidente

Em caso de acidente, comunique com a organização através do número de SOS constante no seu frontal, fornecendo uma informação o mais precisa e objetiva sobre:

                - O quilómetro no qual está a presenciar o acidente

                - O estado aparente do(s) acidentado(s)

 

Organização e Apoios