A Corrida “Fim da Europa” é organizada pela Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com a Podium Events.
“DIFICILMENTE HAVERÁ PROVA MAIS BONITA…”
Este é provavelmente o testemunho que melhor define a Corrida Fim da Europa.
Percorrendo uma das paisagens mais encantadoras de Portugal, a Vila de Sintra – Património Mundial da Unesco, recebe há mais de 30 anos milhares de atletas que ano após ano, no primeiro mês de cada ano, desafiam o misticismo da Serra de Sintra.
As suas características, de inigualável beleza, conferem-lhe o direito de ser considerada entre as 10 primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 mais emblemáticas provas a nível mundial.
A prova com uma distancia total de 16.945 metros, , quer pela dureza da prova, pelo percurso, como pelas condições climatéricas que, normalmente, se fazem sentir em Sintra no mês de janeiro, a torna ainda mais desafiante no ultimo domingo do mês de Janeiro.
Com partida em plena Vila de Sintra, em frente à Fonte Mourisca, passando junto ao Largo Rainha Dona Amélia, o percurso segue caminho pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, serpenteando a serra de Sintra, entre curva e contracurva os primeiros 4 quilómetros são sempre a subir . Entre o quilómetro 4 e 10 o percurso é oscilante entre subidas e descidas sem grande dificuldade.
Chegando ao quilometro 10 está o que se pode designar por “muro” ou “parede”, em que, rodeado de imponentes árvores, o percurso é sempre a subir ao longo de um quilometro, que na sua fase final da subida atinge os 15 % de inclinação.
A última parte da corrida é sempre a descer ao longo de 6 Km, desfrutando da imensidão do Oceano Atlântico, que serve de anfiteatro da Meta colocada mesmo em cima das arribas e junto ao Farol do Cabo da Roca, o local mais ocidental do continente Europeu.
Como refere a maior obra épica portuguesa de Luís Vaz de Camões "AQUI ONDE A TERRA SE ACABA E O MAR COMEÇA" é onde termina uma das mais antigas provas nacionais.
6ª E SÁBADO
DIAS 04 e 05 DE FEVEREIRO 2022
10h00 – 22h00 – Levantamento de kits de participação no Secretariado Oficial da Prova, no Centro Comercial Alegro Sintra, 1º piso, zona central.
DOMINGO
DIA 06 DE FEVEREIRO 2022
07h00 - 08h30 - Transporte “Antes da Prova” (BUS 1) – transporte a partir da Azóia
09h00 - Início da concentração/convívio dos atletas junto ao local de Partida (Fonte Mourisca – Volta do Duche).
09h00 - 09h30 – Entrega dos pertences no bengaleiro móvel
09h30 – Abertura da boxe 1
09h50 - Aquecimento para os atletas da 1ª Partida
10h00 - 1ª Partida
10h05 - Aquecimento para os atletas da 2ª Partida
10h15 - 2ª Partida
11h00 - Previsão de chegada dos primeiros atletas
11h30 - Cerimónia de entrega de prémios (horário indicativo)
Transporte no final da Prova ” (BUS 2), para Sintra, sem qualquer outra paragem, logo que estejam reunidas as condições de segurança para os Atletas;
ACEITAÇÃO DO TERMO DE RESPONSABILIDADE
Ao fazer e validar a sua inscrição, todos os Participantes aceitam as presentes regras, que constam no regulamento do evento. Em caso de dúvida, devem informar a Organização e apresentar as suas questões por escrito, através do email fimdaeuropa@clubechronos.com
Ao efectuar a sua inscrição, cada participante concorda com os termos e condições de inscrição e participação no Evento e com todas as condições do Regulamento da Corrida Fim da Europa, subscrevendo em particular os pontos constantes no Artigo 10 desse mesmo regulamento:
- Li e concordo com o regulamento da OFICIAL DA PROVA DESPORTIVA CORRIDA FIM DA EUROPA, disponibilizado no site www.fimdaeuropa.com;
- Estou consciente do meu estado de saúde e confirmo possuir todas as condições físicas e psicológicas para participar na Prova;
- Assumo que não irei participar na Prova se as minhas condições de saúde se alterarem após a inscrição;
- Tenho conhecimento do teor da apólice de seguro em vigor;
- Ao participar na Prova, autorizo gratuita e incondicionalmente a Organização e os parceiros da prova a utilizarem a minha imagem. Como tal, cedo todos os direitos de utilização da minha imagem, nomeadamente captada em fotografias e filmagens que terão lugar durante a realização das provas, renunciando ao recebimento de qualquer quantia que venha a ser auferida com a sua divulgação em peças comunicacionais de apoio;
- Participo na Prova de livre e espontânea vontade, isentando a Organização, parceiros, diretores, colaboradores e outras empresas ligadas à organização da Prova de qualquer responsabilidade resultante da minha participação, antes, durante e depois da mesma (como por ex. perda de objetos pessoais por roubo, danos, ou por outras circunstâncias).
- Conheço as condições de cancelamento da Prova que aceito na íntegra
CÓDIGO DE CONDUTA
Tal como em tudo na vida, acreditamos que o civismo, o respeito e a responsabilidade são princípios fundamentais na participação de cada um num evento como a Corrida Fim da Europa.
Nesse sentido, deixamos algumas orientações importantes para a prática de desporto em grupo, a fim de ter a experiência mais segura e melhor possível no dia da prova, e assim possamos repeti-la durante muitos anos com o menor impacto para o ambiente e para todos aqueles que participam na mesma.
1. Responsabilidade Ambiental
Esta é uma das principais causas abraçadas pela organização da Corrida Fim da Europa, tentando sobretudo consciencializar os atletas para a necessidade de mudar comportamentos, essenciais para a preservação dos cenários naturais onde se organizam estes eventos e para a continuidade destes ao longo do tempo.
A Corrida Fim da Europa desenrola-se maioritariamente na Serra de Sintra,, uma área protegida de enorme beleza e de valor ambiental. Este facto, deve ser motivo para que todas as pessoas envolvidas neste evento, desde a organização aos participantes tenham um comportamento exemplar, salvaguardando o valor desta paisagem natural e a sustentabilidade da Corrida Fim da Europa.
Tal comportamento passa por pequenos gestos e a atitude de não deitar o lixo fora das zonas destinadas. Significa a poupança de horas de uma árdua tarefa feita pelos voluntários ao longo percurso, buscando e apanhando o resto dos invólucros deixados pelos atletas, para que da grande festa da Corrida Fim da Europa não restem senão as boas recordações.
2. Lembre-se onde está
A Corrida Fim da Europa é uma competição para todos onde a segurança, a responsabilidade e o respeito por todos os que partilham os mesmos espaços e vias utilizadas no evento se sobrepõem a qualquer outra componente, incluindo a competitiva.
3. Prepare-se com antecedência
Assegure-se que efetuou uma preparação física adequada ao esforço que vai efetuar. É aconselhada a consulta de um médico para aferir se o seu estado de saúde é compatível com a sua participação na Corrida.
4. Respeite os horários de saída das duas partidas
A realização de duas partidas prende-se com o facto de os primeiros 4 quilómetros do percurso serem em ascensão e não suportam uma partida com mais de 2000 participantes sem que os últimos atletas não sejam forçados a caminhar. A existência das duas partidas serve para proporcionar a todos os atletas uma prova confortável e em segurança
Respeite as indicações dos elementos do Staff
Não tente partir de uma Partida que não seja a que lhe corresponde
Chegue com antecedência à zona de partida.
5. Respeite os outros
Respeite as forças da autoridade envolvidas na sua segurança
Respeite todos os elementos ligados à organização
Respeite todos os outros colaboradores - tenha especial atenção, pois muitos dos colaboradores são voluntários, não profissionais, que oferecem o seu tempo para o receber na sua terra e por amor ao atletismo.
6. Nos postos de abastecimento
Preste especial atenção quando se aproxima dos postos de abastecimento.
Quando parar tente comer e beber sem prejudicar os outros.
Consuma apenas o necessário até ao próximo posto de abastecimento.
Não urine perto das áreas de reabastecimento.
7. Comunique com os outros
Mantenha contato visual com todos os que partilham o percurso consigo.
Transporte consigo a identificação pessoal e pelo menos um cartão de débito ou de crédito.
Transporte consigo o seu telefone móvel, assegurando que foi esse o seu contacto que facultou à organização no momento da sua inscrição.
8. Em caso de acidente
Em caso de acidente, comunique com a organização através do número de SOS constante no seu frontal, fornecendo uma informação o mais precisa e objetiva sobre:
- O quilómetro no qual está a presenciar o acidente
- O estado aparente do(s) acidentado(s)
Bruno Claro é o fundador da comunidade Correr Lisboa, que promove treinos gratuitos e incentiva a prática desportiva informal.
A comunidade nasceu há 8 anos e desde então o número de participantes que leva a camisola amarela com o corvo da cidade de Lisboa ao peito não para de crescer.
Tem no currículo 16 maratonas percorridas por essa Europa fora e iniciou agora um novo projecto que vai pôr Lisboa a Pedalar.
https://www.instagram.com/brunomclaro/
www.correrlisboa.com | www.facebook.com/correrlisboa | www.instagram.com/correrlisboa
https://www.facebook.com/pedalarlisboa | https://www.instagram.com/pedalarlisboa/
Triatleta, começou a correr em 2010 e desde aí que a corrida se tornou uma paixão, em 2014 estreou-se na distância mítica na maratona de Lisboa e já conta com 8, todas em cidades diferentes aproveitando assim para concretizar uma das outras paixões, viajar.
2015, após o desafio de um amigo estreou-se no triatlo desde então tem vindo a crescer na modalidade, no ano de 2019 estreou-se na distância Ironman, em que o maior desafio para além das distâncias (3,8 Km + 180 Km + 42 Km) foi conciliar a vida profissional, pessoal e os treinos.
Para 2022 prevê um grande ano para “Fabulosa Teresa”, começar pela Corrida Fim da Europa pela 5ª vez e vai ser como preparação para a Maratona de Barcelona e mais tarde estrear-se na Lisboa Eco Marathon, continuando com as provas de triatlo.
"É português, quarentão e irrequieto. João Barral, mais conhecido como Running Boy, sempre praticou desporto: do futebol à equitação, do kite surf ao snowboard e dos karts à natação. No entanto, foi na corrida que encontrou o refúgio para o dia a dia e para se desafiar.
Em 2012, num acto de loucura, saiu à rua para correr e só terminou depois de 5km. A partir daí, não parou nunca mais, contando já com 7 maratonas, demasiadas meias maratonas e para lá de muitas provas de 10km.
Em 2019, começou a dar os seus primeiros passos no Trail, teve a sua primeira grande experiência de Trekking e confessa que começa a pensar em participar no seu primeiro triatlo, tendo intensificado os seus treinos de natação e ciclismo.
2022 está à porta, e com ele, muitas mãos cheias de desafios que começam já em Janeiro com a sua corrida preferida: a Corrida Fim da Europa.
Stay tunned!"